quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Proémio

Dada a inutilidade de endereçarmos as nossas críticas sobre a programação da RTP Internacional ao provedor do telespectador da RTP, nós, um grupo de cidadãos emigrantes, decidimos aproveitar o espaço de liberdade que a internet realmente constitui como forma de expressarmos o nosso descontentamente com o que se passa neste canal que é suposto servir os portugueses na diáspora.

A situação é crítica. Cada vez mais e mais emigrantes se sentem repelidos pelo espírito de mediocridade que desceu sobre a televisão pública portuguesa. É já difícil encontrar um que se afirme sem pejo ser espectador assíduo da RTP Internacional.

É para dar voz aos sem voz que este espaço existe.

Este espaço é de acesso livre e a caixa de comentários está aí para ser usada. A meiguice de cada um vai de cada qual.

Todas as participações são bem-vindas.

5 comentários:

  1. Parabéns!

    Há muito que esperávamos um espaço para podermos exercer a nossa liberdade de expressão, já que os inúmeros mails que enviei ao digníssimo Prof. Paquete de Oliveira nunca tiveram resposta, ou simplesmente ficaram-se pela resposta de circunstância.

    De facto, a programação da RTPi anda pelas ruas da amargura. Estamos fartos da Sónia Araújo e da sua tacha arreganhada, do Jorge Gabriel e dos seus comentários a despropósito, do Fernando Mendes e daquela chachada dos Euros... Francamente, estou farto de ser tratado pela TV pública como um mentecapto. Ser emigrante não significa ser atrasado mental!

    Força no blogue!

    ResponderEliminar
  2. Felizmente alguém pensa como eu e finalmente há alguém que se lembra de abrir um espaço onde possamos demonstrar a nossa indignação acerca de uma televisão que não nos serve: esta não é a televisão que merecemos, eu recuso-me a pensar que é!

    Vou divulgar este blog.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Desde que vim para Macau - há 4 anos - que sinto que efectivamente a RTPI me trata - a mim e a todos os emigrantes - como se fossemos efectivamente atrasados mentais. Com todo o respeito que tenho por pessoas com tais problemas, o meu único objectivo é, com esta expressão de uso comum, evidenciar que me sinto mesmo envergonhada por ter uma televisão como esta endereçada especificamente a mim. E aos outros 5 milhões de portugueses espalhados pelo Mundo fora! Mas haverá alguém que não seja da Madeira interessado em ver as notícias desta ilha ou as suas festas populares em directo? A ver telenovelas portuguesas do pior que há ou a palhaçada do Fernando Mendes? A única coisa que presta são as notícias e de resto é para fugir!

    Comparemos a RTPI à TV5 Monde ou Asie, neste caso concreto. Haverá, por assim dizer...comparação? Estou certa que qualquer francês se sente minimamente bem tratado por este canal televisivo, onde há notícas variadas ao longo do dia, programas de entretenimento inteligentes e com verdadeiro sentido de humor, séries de qualidade e mesmo programas infantis actuais. Por seu turno, com a BBC ou a CNN um britânico ou um norte-americano pelo menos terão a sorte de beneficiar de programas informativos de grande qualidade.

    E nós o que é que temos? Uma programação que não presta para nada...será que alguma vez alguém da RTPI foi emigrante e sabe o que é ter saudades de "casa" quando chega a casa? Ficaria satisfeito ao ver o João Baião aos saltos? Ou ao ver um programa do mais secante que há sobre flores e vinhas? Horas a fio? Valha-nos o pouco de RTP África que passam que sempre nos dá para viajar um pouco e ter notícias dos países-irmãos, que no que diz respeito a Portugal até assusta. Parece que o nosso País é uma terra de gente atrasada, que parou no tempo e que os emigrantes, "coitadinhos", ficam muito contentes ao ver as danças folclóricas nas suas tardes de Domingo...valha-nos Deus!

    Desafio quem determina o programa da RTPI a ficar uma semana que seja a ver somente este canal. Aposto que algo mudará!

    Lembro-me de uma vez em que uma jornalista, em directo, nem se apercebeu que estava...em directo - na verdade, ninguém se apercebeu - e a emissão ficou no ar minutos a fio. E eu, pasmada, fiquei à espera para ver até onde ia a situação! A perder o meu tempo, é claro, mas a indignação era tal que tinha de ver o que se passava.

    Confesso que sinto vergonha se um estrangeiro vier a minha casa e vir a RTPI por mais de 5 minutos. Deve pensar que somos todos, isso sim, um pouco trogloditas!!! Enfim, desculpem o longo desabafo, mas é a indignação de 4 anos que me sai de uma rajada! Parabéns, mais uma vez, e façamos um abaixo-assinado para lutar contra este tratamento humilhante que a nossa televisão nos dá.

    ResponderEliminar
  4. O melhor que há é o Portugal sem Fronteiras!!! Grande programa para os emigrantes...estou a ser irónica, claro. Nunca vi nada tão, tão, tão mau!!! Claro, para não falar nas novelas....nos programas que não sabemos muito bem se aquilo está actualizado ou não. Ainda assim o Portugal no Coração é em directo para Portugal Continental, ilhas e todo o mundo. Toda a gente leva com isso :) Do mal o menos. Agora levarmos apenas com programas deste género....Eu cá vejo mais a TVBPearl do que a RTPI ou a TV cá do sítio...
    Mas quem é que quer saber dos coitadinhos do emigrantes?!!?!?!?

    ResponderEliminar
  5. ja li todos os comentarios realmente tem certos programas para os imigrantes ja enjoa a novela da noite ja e do seculo passado a tarde ja nao passa mais nada de jeito desde que acabou amanhecer e so bla bla

    ResponderEliminar